ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM

On-The-Job
Também conhecido como instrução direta, é considerado um dos mais antigos e populares métodos de treinamento. Ocorre quando alguém que conheça como desempenhar uma atividade demonstra a outro, de modo estruturado, como realizá-la. Por ocorrer no próprio local de trabalho, é extremamente realista. Além disso, é um tipo de treinamento de fácil implementação e gerenciamento.

Treinamento presencial
Continua representando a modalidade mais utilizada em educação corporativa. A aprendizagem não está restrita, particularmente no caso do aprendiz adulto, às aulas expositivas. A valorização das experiências acumuladas pelo indivíduo permite que o conhecimento seja construído através da combinação de técnicas experimentais como os exercícios vivenciais de dinâmicas de grupo, as representações (role play), assim como os projetos e soluções de problemas em equipe.

e-Learning
O termo e-learning pode ser compreendido como o amadurecimento da aplicação da tecnologia ao processo de ensino-aprendizagem, sendo hoje praticamente um sinônimo de educação on-line baseado na web (ou numa Intranet Corporativa). Normalmente, o processo é apoiado por sistemas de gerenciamento de aprendizagem LMS (Learning Management System).

Além de disponibilizar conteúdo instrucional em qualquer lugar e a qualquer hora, o uso de ferramentas de comunicação e interação baseadas na Web como chats, fóruns de discussão e webconferências, favorece o emprego do paradigma sócio-interacionista de educação.

Embora naturalmente apropriado para a modalidade de aprendizagem à distância, pode ser utilizado em conjunto com a aprendizagem presencial.

As vantagens que a utilização desse modelo traz à educação corporativa são:

  • Flexibilidade de horários
  • Aprofundamento individualizado
  • Facilidade para atualização do conteúdo
  • Diminuição do custo com logística
  • Ampliação do público atingido
  • Potencialização dos resultados pela possibilidade de integrar módulos (modelo de blended learning)

Se, por um lado, o e-learning pode sofrer críticas devido à ausência do contato face a face, por outro, ele incentiva a formação de comunidades virtuais que interagem através da tecnologia, proporcionando um processo de aprendizagem em rede e incorporando perspectivas multiculturais que seriam impossíveis na modalidade presencial.

Blended learning
A aprendizagem híbrida (blended learning) combina diversas abordagens tais como, o ensino presencial, métodos que respeitem o ritmo do aprendiz (leituras, programas multimídia, etc) e tecnologias de aprendizagem colaborativa.
Ícone Teachware Ícone ABED
© 2018 Teachware Consulting Ltda. - Soluções em Educação Corporativa
Todos os direitos reservados